Seja para uma viagem romântica em casal ou férias entre amigos, o Estado do Sol está repleto de opções LGBTQ interessantes para curtir o dia e a noite

São Paulo, 31 de maio de 2021 – Junho é o mês do Orgulho LGBTQ e eventos e paradas celebram em vários lugares do mundo. A Flórida é um dos principais destinos de viagens para viajantes LGBTQ: a sensação de liberdade nas praias, o clima quente e as inúmeras atividades são um atrativo para pessoas de todas as orientações, mas é especialmente acolhedora para a comunidade LGBTQ, que encontra uma receptividade genuinamente calorosa e experimenta um sentimento de pertencimento. Veja abaixo algumas das cidades para visitar quando as viagens forem retomadas.  

FORT LAUDERDALE

Recebendo mais de 1,1 milhão de visitantes LGBTQ por ano, Fort Lauderdale e a cidade vizinha de Wilton Manors oferecem mais de 200 hotéis, pousadas, bares, restaurantes, clubes e lojas de proprietários LGBTQ. Desde 1977 a cidade sedia a Pride Fort Lauderdale, com uma semana de intensa programação de festas, dança, música ao vivo e feiras de rua. Neste ano, o evento acontecerá em novembro.

As praias de Fort Lauderdale se estendem por 3 quilômetros, mas a preferida é Sebastian Street Beach, no trecho em frente ao Ritz-Carlton. Para um programa cultural depois da praia, vá ao Stonewall National Museum & Archives, conhecido como o “Smithsonian da comunidade LGBTQ”. Trata-se da maior biblioteca e arquivo LGBTQ dos Estados Unidos, com exposições que incluem itens de destaque em seu acervo como as botas vermelhas usadas pelo ator Billy Porter no musical Kinky Boots.

Wilton Manors, que em 2018 recebeu o título de “Segunda Cidade mais Gay dos Estados Unidos” após um censo em que aproximadamente 12 mil residentes se declararam LGBTQ, tem a agradável atmosfera dos subúrbios. Percorra a pé a Wilton Drive admirando as lojas ou alugue um caiaque para um passeio diferente pelo Middle River. A Stonewall Pride Parade atrai, em junho, milhares de pessoas para um fim de semana de eventos que celebram o início do movimento de direitos LGBTQ. Clique aqui para saber mais.

MIAMI BEACH

Apelidada de Riviera Gay, Miami Beach ostenta a bandeira do arco-íris há décadas. Tanto que em 1992 a cidade aprovou a primeira lei da Flórida proibindo a discriminação com base na orientação sexual e depois inaugurou o primeiro Centro de Visitantes LGBTQ dos Estados Unidos – ele fica localizado na esquina da 11th Street com a Washington Avenue.

A 12th Street Beach de South Beach (na esquina da 12 Street com a Ocean Drive) é um destino de praia muito amigável para o público LGBTQ. Em março acontece a Winter Party, a maior festa LGBTQ em praia da América do Norte. O passeio Gay & Lesbian Walking Tour apresenta a contribuição da comunidade LGBTQ para a história de Miami Beach e ainda passa por hot spots da cultura LGBTQ. Clique aqui para saber mais. 

KEY WEST

A paradisíaca Key West costuma ser citada repetidamente entre os melhores destinos para férias pelo público LGBTQ. Ao lado de lojas e butiques, a maioria dos bares LGBTQ está na Duval Street, onde há divertidos shows de drag queens. No trecho conhecido como Pink Triangle, bandeiras com o arco-íris dão as boas-vindas a todos. A Smathers Beach fica a uma curta distância dos bares da Duval Street e é a preferida dos viajantes LGBTQ.

Entre os eventos mais importantes estão a Pridefest, que dura uma semana inteira em junho, a WomenFest, com beach parties em setembro e a FantasyFest, uma celebração de cinco dias em outubro com concurso de fantasia, feiras de rua e um grande desfile de encerramento com carros alegóricos. Clique aqui para saber mais.

ST PETERSBURG

Um dos destinos mais amigáveis para a comunidade LGBTQ, St Petersburg oferece férias perfeitas, com suas praias de areia branca e mar de água transparente. A boêmia Sunset Beach, no extremo sul de Treasure Island, tem um pôr do sol inesquecível. Também é famosa por seus bares à beira-mar e festas de domingo na praia.

O coração LGBTQ de St Pete é o Grand Central District e o bairro adjacente de Kenwood (que os moradores chamam de "gayborhood"). Kenwood está repleta de casas antigas da década de 1920, que foram revitalizadas com o ressurgimento da área. O Grand Central reúne mais de 70 estabelecimentos LGBTQ friendly, entre lojas de antiguidades e decoração, galerias de arte, butiques, bares e restaurantes. É aqui que acontece todo ano, no último sábado de junho, uma das maiores paradas LGBTQ da Flórida, a Pride in Paradise. Clique aqui para saber mais.

TAMPA

Por ter uma comunidade LGBTQ muito ativa, a cidade de Tampa é, há muitos anos, hospitaleira para os viajantes LGBTQ. Aos visitantes em primeira viagem, a dica é começar conhecendo o Riverwalk, a via de pedestres de quase 4 quilômetros de extensão no centro da cidade. Fica às margens do Rio Hillsborough e de canais que deságuam na Baía de Tampa. O complexo de lazer tem parques, restaurantes e museus, além de uma bela vista do rio e do skyline da cidade.

Depois, explore as ruas arborizadas de GaYBOR, um coletivo LGBTQ de mais de 200 empresas localizado na histórica Ybor City. Chamada de “a principal rua LGBTQ da costa oeste da Flórida”, a área de 12 quarteirões oferece uma divertida combinação de lojas, bares, restaurantes e vibrante vida noturna. Clique aqui para saber mais.

SARASOTA

Sofisticada e artística, Sarasota atrai uma legião de turistas LGBTQ, graças à vibrante vida cultural, entretenimento de alto nível e belas praias. Entre as mais procuradas pela comunidade LGBTQ está North Lido Beach, bem tranquila, com um cenário de dunas e areia branca. Perto dali, após uma curta caminhada de dez minutos, chega-se a St. Armand’s Circle, uma sofisticada área com lojas ao ar livre e restaurantes elegantes, com vista para as águas azul-turquesa do Golfo do México. 

Sarasota’s Pride Fest ocorre no centro de Sarasota Bay, no J.D. Hamel Park. A celebração dura o dia todo, com food trucks, música ao vivo e DJs, performance de artistas, zona de diversão para família e feira de rua com produtos de fornecedores. Clique aqui para saber mais.

Veja outras opções de passeios em nossa página dedicada ao turismo LGBTQ

Os visitantes são incentivados a sempre verificar os sites das atrações para obter as atualizações mais recentes, pois alguns detalhes estão sujeitos a alterações. Para mais informações relacionadas ao turismo na Flórida, acesse o site VISIT FLORIDA em português www.visitflorida.com/pt

Sobre VISIT FLORIDA

 

Sendo a indústria número 1 do Estado do Sol, o turismo foi responsável por receber 79,8 milhões de visitantes em 2020, uma redução em relação ao recorde de 131,4 milhões de visitantes em 2019, atribuível à pandemia de COVID-19. Com base no último estudo de impacto econômico, os visitantes da Flórida contribuíram com USD 96,5 bilhões para a economia da Flórida e apoiaram 1,6 milhão de empregos na Flórida em 2019. De acordo com o Office of Economic and Demographic Research, para cada USD 1 que o estado investe no VISIT FLORIDA, a corporação oficial de marketing turístico do Estado da Flórida, são gerados USD 3,27 em receita tributária. O VISIT FLORIDA promove o turismo na Flórida por meio de programas de vendas, publicidade, promoções, relações públicas e serviços ao visitante. Como uma parceria público-privada, o VISIT FLORIDA atende a mais de 13 mil empresas do setor de turismo, incluindo importantes parcerias de aliança estratégica com Busch Gardens Tampa, Disney Destinations, Hilton, LEGOLAND Florida Resort, SeaWorld Parks & Resorts Orlando e Universal Orlando Resort. Para saber mais sobre o VISIT FLORIDA, siga @FloridaTourism no Facebook e Twitter ou visite www.visitflorida.org. Para inspiração sobre o Estado do Sol, siga @VISITFLORIDA no Facebook, Twitter e Instagram ou visite www.visitflorida.com. Para assuntos relacionados a mídia, visite www.visitfloridamedia.com.