O Estado do Sol tem investido muito na melhoria da acessibilidade para viajantes, trazendo uma grande lista de opções de atividades. Com amplos recursos para pessoas com necessidades especiais, os visitantes podem ir para a Flórida e participar plenamente das experiências em todo o estado, independentemente de sua idade ou limitações.
Norte da Flórida
Ao longo das águas azuis da Costa do Golfo, seis das nove entradas para a praia em South Walton são acessíveis de acordo com a ADA, a lei americana de acessibilidade. Esteiras adaptadas para cadeiras de rodas estão disponíveis no acesso da praia de Ed Walline, que também oferece gratuitamente cadeiras de rodas projetadas para utilização na areia.
Barcos acessíveis atracam em diversos parques estaduais da Flórida. Em novembro de 2023, o Edward Ball Wakulla Springs State Park comemorou o lançamento do Great Blue Heron, um barco híbrido-elétrico que é acessível para cadeira de rodas e oferece um passeio exclusivo pelo rio Wakulla.
Em Amelia Island, o Omni Amelia Island Resort criou um ambiente acolhedor e acessível para que todos possam se divertir. O Heron’s Cove Aventure Golf, campo de minigolfe de 18 buracos do resort, é totalmente acessível para cadeira de rodas. Outros recursos de acessibilidade do resort estão disponíveis nos quartos de hóspedes e chuveiros adaptados, rotas de passagem, restaurantes e lounges, entradas das piscinas, do spa e da academia.
No ano passado, o Visit Jacksonville se tornou a primeira organização de marketing de destino na Flórida a receber a designação de Centro Certificado de Autismo. Essa certificação reconhece organizações que passaram por treinamento de pessoal para melhor compreender e atender às necessidades dos visitantes autistas e suas famílias. Além de operar três Centros de Visitantes, o Visit Jacksonville oferece treinamento sensorial e certificação a uma seleção de atrações, hotéis, organizações recreativas e de entretenimento da cidade.
Flórida Central
O Estado do Sol é lar de vários parques temáticos e atrações importantes e todos têm feito progressos para melhorar a acessibilidade para seus visitantes. Universal Orlando Resort, Walt Disney World, SeaWorld Orlando e Busch Gardens Tampa Bay possuem guias completos para visitantes com necessidades especiais que se alinham com as diretrizes da American Disability Association. LEGOLAND, Peppa Pig Theme Park, Discovery Cove e Kennedy Space Center Visitors Complex também são Centros Certificados de Autismo.
Em muitos aeroportos da Flórida, incluindo o Aeroporto Internacional de Orlando e o Aeroporto Internacional de Tampa, viajantes com lesões cerebrais, perda de audição, perda de memória, asma, diabetes ou qualquer outra deficiência oculta e imperceptível externamente para a equipe do aeroporto podem receber assistência extra por meio do programa Hidden Disabilities Sunflower (Cordão de Girassol). Os passageiros usam voluntariamente um item na forma de um cordão verde de girassol – que pode ser retirado no aeroporto – para indicar aos funcionários que podem precisar de assistência adicional, compreensão ou apenas um pouco mais de tempo.
O Visit Tampa Bay fez parceria com a EmChroma para fornecer óculos que aprimoram a experiência visual dos visitantes daltônicos. Esses óculos estão disponíveis no Tampa Museum of Art, no Florida Museum of Photographic Arts e no Unlock Tampa Bay Visitors Center, permitindo que os visitantes vejam o destino em todo o seu potencial.
Sul da Flórida
A cidade de Pompano Beach apresentou a ZENsory Zone Van, que proporciona alívio do ruído, das luzes e das grandes multidões em todos os eventos patrocinados pela cidade. A van é equipada com ar-condicionado, baixa iluminação ambiente, assentos multissensoriais e ferramentas sensoriais que criam um espaço seguro para se reagrupar e descontrair.
A Sabrina Cohen Foundation e a cidade de Miami Beach promovem duas vezes por mês o Adaptive Beach Days, um programa que oferece serviço completo de acesso ao mar com a ajuda de funcionários e voluntários treinados, decks de acesso, cadeiras de rodas de praia e outros equipamentos adaptados. O sucesso do programa inspirou a criação do Adaptive Recreation Center, que será a primeira instalação à beira-mar na costa leste a atender exclusivamente pessoas com dificuldades de mobilidade. O centro contará com três andares de espaços fitness e para terapias, além de uma piscina na cobertura, oferecendo um serviço completo de atividades aquáticas e na praia.
No John Pennekamp Coral Reef State Park, em Key Largo, são oferecidos passeios de mergulho com snorkel e com cilindro no mínimo duas vezes ao dia. Todos os passeios contam com pelo menos uma embarcação equipada para acomodar o embarque de clientes em cadeiras de rodas, e eles podem entrar na água e praticar snorkel ou mergulho sozinhos ou com algum acompanhante.
Para mais informações sobre viagens acessíveis na Flórida, clique aqui. Para acessar uma seleção de fotos fornecidas pelos destinos turísticos da Flórida, clique aqui.
###