Em novembro começa a temporada de migração dos “manatees”, que buscam refúgio nas águas quentes do Estado do Sol  

O peixe-boi-marinho é um mamífero que chega a atingir 3 metros de comprimento e cerca de meia tonelada de peso. Durante todo o ano, os viajantes podem avistar peixes-boi (manatees, em inglês) nos oceanos, rios, baías, nascentes. Porém, é nos meses mais frios no Hemisfério Norte que esses dóceis gigantes buscam refúgio nas águas quentes da Flórida. Portanto, entre novembro e março, diversas regiões do Estado do Sol se transformam no destino perfeito para ver e até mesmo nadar com os peixes-boi. Selecionamos algumas opções de locais e passeios para você embarcar nessa aventura inesquecível.

Crystal River

Crystal River e Homasassa são a principal opção para quem deseja ver de perto esses simpáticos animais em seu habitat natural. Localizadas na costa oeste da Flórida, estas são as únicas cidades dos Estados Unidos onde é possível nadar com os mamíferos. A temperatura média de 23 graus é ideal para os peixes-boi.

Crystal River abriga o Crystal River National Wildlife Refuge, o único refúgio nos Estados Unidos criado especificamente para proteger habitats críticos para o peixe-boi. Um dos melhores lugares para visitar é Three Sisters Springs. Mundialmente famoso por suas águas cristalinas, o parque está em processo de recuperação de seu litoral e trabalha para evitar a erosão sedimentar nas nascentes, mas está previsto para reabrir no dia 15 de novembro, primeiro dia da temporada de migração do peixe-boi. Existem muitas empresas de turismo, incluindo o Adventure Center at Plantation on Crystal River, que oferecem passeios de barco e, acima de tudo, a possibilidade de nadar com peixes-boi, tendo sempre o cuidado de praticar a observação passiva, sem tocar nos animais.

Ainda na região de Crystal River, o Homosassa Springs Wildlife State Park também oferece experiências que permitem ver de perto os peixes-boi, incluindo passeio de barco e acesso ao calçadão de madeira para avistar os animais. Fora do parque estadual, as empresas de turismo em Homosassa também oferecem passeios de barco para nadar e observar passivamente os peixes-boi.

Fort Myers

Manatee Park, no condado de Lee, em Fort Myers, sudoeste da Flórida, é outro local escolhido pelos peixes-boi no inverno. O parque oferece diversos passeios para os visitantes, incluindo tours em grupo, trilhas para observação da fauna local e até pesca. O lugar é a escolha perfeita para passeios em família por dispor de playground para crianças, além das áreas para piquenique. A Manatee Kayaking Company tem tours guiados ou aluguel de caiaques para quem quiser explorar as águas do Orange River, onde os peixes-boi vivem nos meses de inverno.

Weeki Wachee

Juntamente com a magia das sereias que se apresentam no Mermaid Show e os pitorescos cruzeiros fluviais, o Weeki Wachee Springs State Park, no centro-oeste da Flórida, oferece a oportunidade de testemunhar a beleza serena dos peixes-boi em seu habitat natural. A Weeki Fresh Water Adventures promove passeios para descer de caiaque pelo imaculado rio Weeki Wachee, com cada remo aproximando você dos fascinantes mamíferos marinhos. Ao deslizar pelas águas cristalinas, fique atento à dança graciosa dos manatees.

Ocala

A apenas uma hora ao norte de Orlando fica o condado de Ocala/Marion, uma região onde você pode explorar quilômetros de natureza intocada. Lá está o Silver Springs State Park, uma das maiores nascentes artesianas já descobertas, um lugar perfeito para os visitantes observarem peixes-boi nas águas cristalinas. Silver Springs oferece o Glass Bottom Tour, um passeio de barco com fundo de vidro, que permite ver o mundo subaquático das nascentes sem se molhar. Se você procura um pouco mais de aventura, alugue um caiaque, canoa ou stand up paddle na concessionária do parque e reme rio abaixo. Fique de olho no nariz do peixe-boi aparecendo na superfície do rio para respirar e você poderá vê-lo mais de perto.

Fort White

Ichetucknee Springs State Park, no norte da Flórida, é um oásis de oito grandes nascentes cristalinas que se unem para formar o Rio Ichetucknee. Os peixes-boi adoram a área, já que a água permanece a uma temperatura constante de 21 graus durante todo o ano, proporcionando nascentes perfeitas para aventuras de outono e inverno. Os meses fora da alta temporada trazem cursos de água muito menos movimentados, o que significa que os animais mais tímidos têm maior probabilidade de aparecer para aqueles que os visitam. A Paddling Adventures, localizada na entrada sul do parque, oferece aluguel de boias, caiaques e pranchas de stand up paddle, permitindo que você experimente o esplendor da natureza e se conecte com a vida selvagem da Flórida.

St Lucie

No condado de St Lucie, na costa leste da Flórida, o Indian River Lagoon é um tesouro natural, que oferece um ecossistema diversificado onde peixes-boi são avistados o ano todo, especialmente durante os meses mais frios, quando buscam o calor reconfortante das águas da lagoa. Os visitantes podem embarcar em passeios de barco operados pela Indian River Lagoon Boat Tours ou praticar stand up paddle com a On Local Time Water Excursions, duas ótimas oportunidades para curtir a natureza e avistar manatees nadando tranquilamente na lagoa.

St. Pete/Clearwater

A região de St. Pete/Clearwater é outro destino propício para encontrar os majestosos mamíferos. A Get Up and Go Kayaking oferece passeios guiados em Tarpon Springs a partir de dezembro, quando os peixes-boi migram para Spring Bayou para aproveitar as águas mais quentes. Os passeios são feitos em caiaques com fundo transparente e com instrutores prontos para tirar dúvidas. Mas se você está interessado em aprender mais sobre essas amadas criaturas, o Clearwater Marine Aquarium pode responder suas perguntas sobre peixes-boi e seu ecossistema. Além das áreas educacionais, o aquário também possui uma área de reabilitação com foco em soltura.

Bradenton

Localizado na cidade de Bradenton, na costa centro-oeste da Flórida, a reserva Robinson é um refúgio para peixes-boi e um ótimo lugar para observá-los. Com atrações como caiaque e stand up paddle, que podem ser alugados na Surferbus, além de trilhas e observação das vidas selvagens presentes na reserva, o lugar é uma bela opção para quem ama a natureza. Bean Point, ao norte da vizinha Ana Maria Island, também recebe peixes-boi no inverno.

10 FATOS CURIOSOS SOBRE OS PEIXES-BOI:

  • O peixe-boi-marinho pode ter 3 metros de comprimento e pesar cerca de meia tonelada;
  • Eles são mamíferos e têm pelos táteis espalhados pelo corpo, sensíveis ao movimento ou ao toque;
  • Sua dieta é baseada em plantas aquáticas e semi-aquáticas como algas, aguapés, gramas marinhas e outras vegetações;
  • Esses animais podem passar até 8 horas do dia comendo e podem consumir o equivalente a 5%-10% do seu peso;
  • Eles são criaturas solitárias, vivendo sozinhos ou em pequenos grupos;
  • Seus sentidos são incrivelmente aguçados, podendo até distinguir cores e respirar embaixo da água;
  • Eles podem se mover de 5 a 8 km/h e fazer curvas perfeitamente;
  • Os filhotes de peixe-boi nascem com cerca de 1 metro de comprimento, pesando 30 quilos e são amamentados pela mãe durante 2 anos e meio;
  • Podem viver cerca de 60 anos;
  • Têm os elefantes como antepassados comuns, o que talvez possa explicar seu tamanho e peso.

Clique aqui para vídeo de peixes-boi em Crystal River.

Clique aqui para fotos de peixes-boi.

Os visitantes são incentivados a sempre verificar os sites das atrações para obter as atualizações mais recentes, pois alguns detalhes estão sujeitos a alterações. Para mais informações relacionadas ao turismo na Flórida, acesse o site VISIT FLORIDA em português

###

Sobre o VISIT FLORIDA

VISIT FLORIDA é o órgão oficial de marketing de turismo do Estado do Sol e de planejamento de viagens para visitantes de todo o mundo. Como a indústria número 1 da Flórida, o turismo foi responsável por receber mais de 137.4 milhões de visitantes em 2022, o maior número de visitantes da história do Estado. O VISIT FLORIDA promove o turismo por meio de vendas, publicidade, promoções, relações públicas e serviços ao visitante, e atende a mais de 13.000 parceiros da indústria de viagens em todo o estado. Para saber mais sobre o VISIT FLORIDA, siga @FloridaTourism no Facebook e Twitter, ou acesse o site corporativo. Para inspiração sobre o Estado do Sol, siga @VISITFLORIDA no Facebook, Twitter e Instagram ou visite o site oficial. Para assuntos relacionados à mídia, visite nossa Sala de Imprensa.